A Central Fiscal armazena as informações de todas as notas fiscais de entrada e de saída das entidades com o objetivo de validar essas informações e disponibilizá-las para terceiros (parceiros fiscais como Prosoft, SPED Fiscal, etc.). Nos casos em que a empresa emite cupons fiscais utilizando parceiros (GZ), é necessário adicionar à Central Fiscal também as informações desses cupons fiscais e, para isso, existe o processo de importação dos Cupons Fiscais para a Central Fiscal. Esse processo consiste em importar para a Central Fiscal o arquivo Sintegra que é gerado pelo parceiro de emissão de cupom fiscal (esse arquivo contém todas as informações dos cupons fiscais). Ao término dessa importação, o sistema já exibe um relatório de inconsistências nos casos em que o valor total do cupom fiscal informado no arquivo Sintegra esteja diferente do valor total do cupom fiscal registrado no GCOM. A partir de agora, esse relatório de inconsistências passa a exibir também os cupons fiscais que estejam com a Base de ICMS ou o Valor de ICMS informados no Sintegra diferente dos calculados pelo GCOM.
A implementação de Validação de Tributação na Importação de Cupons Fiscais visa permitir que a empresa tenha a informação dos cupons fiscais que foram gerados pelos parceiros de ECF utilizando uma tributação diferente da configurada no GCOM.
Quando existem divergências entre a tributação aplicada no produto para faturamento do cupom fiscal versus a tributação aplicada pelo ERP no faturamento da nota desse mesmo cupom, o sistema passa a validar e criticar no log de integração do ERP com a solução de cupom fiscal de tal forma que permita ao usuário identificar e corrigir o motivo dessa divergência, uma vez que os valores de impostos aplicados no cupom devem ficar idênticos na nota fiscal faturada pelo ERP.
Nessa validação, todos os valores de impostos que existirem nos dois documentos (Cupom e Nota Fiscal) serão comparados.